Uma história da videoarte na Amazônia (episódio I): Pará
Grupo EmpreZa
Play Video
Maleducação
2004/2017.
Os artistas lutam para se alimentar ao redor da mesa usando abridores de boca e tendo as mãos amarradas nas mãos dos outros artistas. A ação só é possível de forma colaborativa, um performer ajudando o outro, o que acaba transformando o ritual do banquete formal em um caos abjeto.
Sobre o grupo
EmpreZa é um Grupo de Goiânia que trabalha, sobretudo com “happenings”, performances, interferências urbanas e em circuitos, sempre priorizando o uso do corpo. Foi fundado em 2001 por estudantes e professores de artes de Goiânia e começou como grupo de estudo para pesquisa e experimentação em performance. Com poucos meses já atuava em eventos independentes organizados por outros coletivos de artistas. O GE foi criado para que as pessoas passem por el, e ele dê continuidade às contribuições que cada artista deixa. Assim várias pessoas já passaram pelho grupo em sua trajetória de 12 anos.
Os membros do Grupo em 2012 no período do Arte Pará eram Aishá Kanda, Helô Sanvoy, João Angelini, Paul Setúbal, Paulo Veiga Jordão, Rava, Rafael Abdala e Thiago Lemos