Vídeos na Aldeia

Play Video
História do Antes

Produção: Vídeo nas Aldeias
Autor: Arlete Juruna (direção e fotografia) e Wallace Nogueira (fotografia)
Título: A história do antes
Ano: 2019
Tempo: 12´04″

Sobre os artistas

Criado em 1986, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

O VNA surgiu dentro das atividades da ONG Centro de Trabalho Indigenista, como um experimento realizado por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara. O ato de filmá-los e deixá-los assistir o material filmado, foi gerando uma mobilização coletiva. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos, e gerando uma série de vídeo sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular.

Em 1997, foi realizada a primeira oficina de formação na aldeia Xavante de Sangradouro. O VNA foi distribuindo equipamentos de exibição e câmeras de vídeo para estas comunidades, e foi criando uma rede de distribuição dos vídeos que iam produzindo. Foi se desenvolvendo e gerando novas experiências, como promover o encontro na vida real dos povos que tinham se conhecido através do vídeo, “ficcionar” seus mitos, etc.

O VNA foi se tornando cada vez mais um centro de produção de vídeos e uma escola de formação audiovisual para povos indígenas. Desde o “Programa de Índio” para televisão em 1995, até a atual Coleção Cineastas Indígenas, passando por todas as oficinas de filmagem e de edição do VNA, em parceria com ONGs e Associações Indígenas, o projeto coloca a produção audiovisual compartilhada ao centro das suas preocupações.

 

WALLACE NOGUEIRA
Wallace Nogueira, 44 anos, cineasta com formação em filosofia, é diretor, roteirista, fotógrafo, montador e finalizador, além de designer com algumas publicações lançadas. É sócio-fundador da Vogal Imagem, produtora fundada em 2006. Produziu seu primeiro longa-metragem entre 2008 e 2010 pelo programa DOCTV BRASIL IV, Álbum de Família. Em seguida produziu os premiados curtas metragens como “Carranca”, 2014, e “Menino do Cinco”, 2012. Wallace ministrou cursos em alguns projetos formando professores em audiovisual (Secretaria de Educação da Bahia) e realizando oficinas e monitorias (Centro de Formação em Artes do Estado da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Kabum-Escola de Comunicação Interativa), e contribui para a realização de projetos audiovisuais de outros realizadores e parcerias. Atualmente vive em Olinda, PE e é colaborador no Vídeo nas Aldeias.

ARLETE JURUNA
Arlete Juruna 40 anos, atualmente vive na TI Paquiçamba, Aldeia Paquiçamba, na Volta Grande do Xingu, PA. Diante de seu olhar sensível e sempre atento à história de seu povo, Arlete realiza o filme “Reencontro dos Yudjá” em 2016, filmando o encontro do Povo Juruna, Volta Grande do Xingu, com o Povo Yudja, Reserva Indígena Xingu, ambos da mesma etnia, mas separados por um século. E em 2019 realiza o seu segundo filme “A História do Antes”, onde filma seu pai Manuel Juruna, num belo relato sobre as transformações vividas por ele no seringal as margens do rio Xingu